top of page
  • Foto do escritorPablo Mingoti

A magia em atuar como personagem da Disney nos parques

Giovanna Ciappina teve a honra de interpretar o Mickey, Minnie, Donald, Stitch, Pooh, Meeko e Terk

Giovanna interpretando o Pooh na Disney

Desde criança, Giovanna Ciappina, de 27 anos, sempre foi muito apaixonada pela Disney e ela lembra que os pais sempre faziam questão de mostrar filmes/desenhos e dar presentes com produtos dos personagens. Mais velha, cursando administração, se apaixonou mais ainda pelos parques e começou a sonhar em fazer parte dessa magia.


Foi então que em 2014, surgiu a oportunidade dela participar de um intercâmbio de trabalho e realizar o sonho: ser Character Perfomer. "Não pensava em mais nenhuma role (papel), a não ser essa. Desde pequena, quando me deparei com os personagens no parque, eu já sabia que queria fazer parte disso.", conta.


E na Disney, ela teve a honra de interpretar personagens como Mickey, Minnie, Donald, Stitch, Pooh, Meeko (Pocahontas) e Terk (Tarzan), além de realizar muitos Magical Moments, ou seja, criar experiências incríveis para os visitantes. O Viva Disney e Orlando entrevistou Giovanna, e a conversa completa você confere abaixo:


Viva Disney e Orlando: Conte como surgiu a oportunidade de trabalhar na Disney?

Giovanna Ciappina: A STB, uma agência de turismo aqui do Brasil, é responsável por cuidar do processo seletivo para trabalhar na Disney. Tenhos duas irmãs mais velhas e ambas participaram deste processo seletivo. Uma passou e não quis ir e a outra foi e trabalhou como custodial no Magic Kingdom. E em 2014, foi a minha vez. É um programa de intercâmbio para passar três meses na Disney e você precisa estar matriculada em alguma faculdade para poder participar. Como era meu penúltimo ano, vi que era minha última oportunidade antes de embarcar em algum estágio!


Viva Disney e Orlando: Você atuou como personagens da Disney no período que trabalhou lá, conte quais personagens você foi? 

Giovanna Ciappina: Minha role era Character Performer, ou seja, eu interpretava os personagens da Disney, trazendo essa magia a tona. Para não estragar essa magia, falamos que nós "brincamos" com tal personagens em vez de dizer que fazíamos tal. Para classificar quais personagens a gente pode ser, eles separavam por altura. Minha altura, de 1,53cm, me dava a oportunidade de ser muitos personagens! Mas no tempo que trabalhei lá, pude brincar com o Mickey, Minnie, Donald, Stitch, Pooh, Meeko e Terk.



Viva Disney e Orlando: Quais foram as maiores dificuldades em ser personagens da Disney? 

Giovanna Ciappina: Foram muitas, rs. Brincar com um personagem não é fácil pois exige atenção dobrada. Você tem que estudar o personagem antes para saber os gestos adequados e a forma dele agir. E temos que ser bem criativos para sempre pensar em uma interação diferente e única para cada guest que chega. Além disso, temos que aguentar o calor extremo da roupa e seu peso. Tinha alguns trajes que eram mais leves e mais frescos, mas nunca deixava de suar. Tinha outros mais pesados que nosso próprio corpo e saímos de lá bem suados.


Viva Disney e Orlando: Quais eram as regras que você precisou seguir para ser um personagem da Disney? 

Giovanna Ciappina: Sempre seguíamos as "4 keys" da Disney: Safety, Courtesy, Show e Efficiency. Safety, tínhamos que prezar pela segurança nossa e do guest, sempre prestando atenção em tudo e cuidado de todos a nossa volta. Na Courtesy, sempre mostrar empatia com os guest, sempre sendo educado e sendo prestativo com todos. Show, é simplesmente nunca sair do personagem, sempre manter a magia no ar. E por último, mas não menos importante, Eficiência. ser eficiente em tudo que faz para trazer a melhor experiência para os guests.


Ela teve a honra de "brincar" de Mickey

Viva Disney e Orlando: Você foi o Mickey!! Conte algumas curiosidades deste personagem

Giovanna Ciappina: Brincar com o Mickey foi de longe, um dos melhores momentos da minha vida. Jamais vou esquecer da primeira vez que me olhei no espelho com seu traje. Chorei na hora. Além de estar realizando um sonho, era uma honra brincar com ele. Teve momentos lindos com ele como também, momentos complicados. Mickey é o símbolo da Disney. Ou seja, muitas pessoas querem ver ele , tirar uma foto com ele. Filas eram sempre longas, fazíamos de tudo para atender a todos e passar a melhor experiência para cada guest , mesmo no curto tempo. Acho que com ele, eu recebi os abraços mais sinceros, o choros mais puros, o carinho mais verdadeiro. Foi simplesmente lindo e único cada momento que pude viver com ele.


Viva Disney e Orlando: Você já citou em alguns vídeos seus, alguns micos que pagou ao ser personagens. Conte alguns deles para os nossos leitores? 

Giovanna Ciappina: Mico deveria ser meu segundo nome, rs. Se passo mico no meu dia a dia, normal que eu passaria lá na Disney. Teve uma vez que eu estava brincando de Mickey junto com uma Minnie, no parque Animal Kingdom. Fomos receber uma família linda, e com uma criança de colo, devia ter seus 1 ou 2  anos. Ela estava toda feliz e foi abraçar a Minnie e deve ter passado a mão no rosto dela. Quando ela foi me abraçar, ela estava rindo demais e pediu para eu estender minha mão. Quando eu vi, ela deixou na minha mão o cílios da Minnie, rs. Ela arrancou o cílios dela e me deu!! Eu na hora comecei a rir por dentro , por ver a pureza do menino se divertindo com aquela cena. Mas na hora, fiz um gesto para ela e ela viu na minha mão e teve que voltar pro backstage para arrumar a maquiagem rs. Rimos muito disso depois!


Viva Disney e Orlando: Você realizou algum magical moment. Conte para nós alguns que vão ficar na sua lembrança?

Giovanna Ciappina: Acho que cada família que fica horas na fila para ver seu personagem favorito e você estar lá pra proporcionar isso, já é um magical moment. Cada família que atendi foi muito especial. Na verdade, a cada abraço apertado que eu recebia, era eles que estavam me proporcionando o magico moment. Mas lembro de uma família específica, que chorei muito na hora. Na Disney, recebemos muitas crianças da fundação "Make a Wish". Pra quem não conhece, é uma fundação que ajuda a realizar últimos desejos de crianças com doenças terminais. Eu estava brincando com o Mickey, no Animal Kingdom, quando entrava uma família com um filho cadeirante, mas que tinha uma doença neurológica, que impedia de falar e de fazer muitos movimentos. Quando entraram, acho que foi demais para o menino e ele começou a se chacoalhar todo na cadeira, parecendo ansioso. A família começou a ficar preocupada e eu , de reação imediata, fui até ele, me agachei e coloquei minha mão em seu rosto, fazendo carinho.


Ele foi se acalmando aos poucos, até apoiar de vez seu rosto na minha mão e fechar os olhos. Ficamos lá, durante uns bons minutos, e sua família começou a chorar de emoção. O garoto tava feliz, deu pra sentir. Quando estavam indo embora, a mãe veio até mim, chorando e me agradecendo. Mas não o Mickey em si. Mas ela olhava dentro dos meus olhos, e dizia várias vezes "Thank you". Foi emocionante demais pra mim. Foi ai que eu aprendi que com um simples gesto, você pode mudar a vida de alguém.


Viva Disney e Orlando: Conte alguma curiosidade que você achou legal de conhecer quando atuou como personagens lá na Disney. 

Giovanna Ciappina: Sempre fui guest e quando tive a oportunidade de conhecer a Disney por trás, me encantei mais ainda. Muitas pessoas dizem que é estragar a magia, ou tem medo de perder o encanto se ficaram sabendo de algumas coisas. Mas pelo contrário, a magia cresceu ainda mais dentro de mim. E isso é uma coisa importante de falar: a magia está dentro da gente. Não podemos esquecer a Disney é uma empresa grande como qualquer outra e tem funcionários incríveis por trás de tudo. Mas a magia mesmo, está dentro de cada um. Você que faz a Disney ser tão mágica como ela é. Você que tem que acreditar na magia para ela acontecer.


Descubra a magia


Para saber mais sobre Giovanna Ciappina, acompanhe ela no instagram e no Canal do YouTube.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page