Douglas Brenner une carreira de personal trainer e atleta de trail run
- Pablo Mingoti
- 30 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Profissional de educação física participa de corridas em trilhas competindo em maratonas e ultramaratonas

Morar em Florianópolis foi um sonho realizado pelo gaúcho Douglas Brenner. Em 2010, ele se aventurou em seguir a carreira profissional por aqui e nunca mais foi embora. E foi em Floripa que o trabalho de personal trainer decolou. Com o passar do tempo, por incentivo de um amigo, começou a praticar Trail Run, corridas em trilhas, e desde então nunca mais largou. Nós conversamos com Douglas para conhecer um pouco a história dele, que também compartilhou dicas para atividades físicas seguras.

Você não mora desde sempre em Florianópolis. Conte como foi a mudança para cá e por qual motivo.
Sou mais um gaúcho (nascido em Passo Fundo e criado em Soledade-RS) que realizou o sonho de vir morar em Florianópolis. Eu já estava morando fora de casa há alguns anos, fazendo a minha faculdade em Porto Alegre. Em 2010, quando me formei, resolvi tentar a minha carreira profissional em Floripa, e lá se vão 10 anos...
Conte como iniciou a sua relação com o esporte
A minha relação com o esporte iniciou muito cedo. Desde criança sempre pratiquei esportes, como Futebol que é um dos meus favoritos, mais tarde em paralelo joguei por muitos anos Tênis e no momento pratico Corridas de Trilhas / Rua e Musculação.

Quando e por qual motivo você decidiu cursar educação física?
Quando eu tinha em torno de 10 anos de idade eu já falava que queria fazer Educação Física, na época foi pela questão de eu gostar muito de esportes e também por me espelhar nos meus professores de educação física do colégio.
Você também pratica Trail Run. Conte como e quando você iniciou nesse esporte?
Logo quando cheguei em Floripa, conheci um amigo / professor da academia que praticava Trail Run. Na época, eu mal corria na rua, mas devido aos esportes que eu praticava, eu tinha um bom condicionamento cardiorespiratório, e com o incentivo dele iniciei nas corridas de montanhas, e de lá pra cá nunca mais larguei.
Conte também sobre as experiências mais marcantes com o Trail Run?
Quando iniciei (há quase 10 anos trás), eu buscava provas mais curtas (5 ou 10K), mas aos poucos senti a necessidade de me desafiar mais, e foi aí que rolou algumas provas desafiadores como a meia maratona (21K em trilhas) em Garopaba, e depois a maratona (42K em trilhas - individual) no Mountain Do Costao do Santinho e a ultramaratona (75K em trilhas - em dupla) no Mountain Do Lagoa da Conceição.

Conte como foi a sua experiência no Congresso Arnold e o que aprendeu por lá?
Todos os anos, estar no congresso do Arnold é sempre uma ótima experiência. O evento é considerado o maior da americana latina, onde reúne os principais palestrantes / pesquisadores do Brasil e do Mundo na área de treinamento físico e nutrição. Além dos cursos de atualização na área do Personal Trainer (que inclui todas as áreas e assuntos possíveis), também tem a parte da feira, onde é lançado os principais produtos que envolvem o mundo fitness, como máquinas, acessórios, suplementação, etc...
Como que você define o melhor treinamento/atividade física para cada tipo de pessoa (jovem, sedentário, idoso...)?
O melhor treinamento para cada pessoa sempre vai ser o treino que é prescrito de forma individual e exclusiva pelo Profissional de Educação Física, respeitando os objetivos, limitações e o espaço (local) de treinamento. O treinamento na Musculação é o mais indicado para qualquer público, seja ele jovem, sedentário, idoso, com algum problema de saúde, etc.. e também é a base para realizar qualquer outro esporte com maior segurança.
Agora, durante a quarentena, muitas pessoas estão realizando treinos em casa. Que dica você oferece para essas pessoas?
A minha primeira dica é: procure um profissional para te auxiliar, evite copiar treinos prontos do google ou youtube, pois esses treinos não são específicos pra você e ainda você corre o risco de se machucar ou ter outros problemas. A minha segunda dica seria: se mantenham ATIVOS. Ainda mais nesse momento de quarentena onde acabamos ficando um pouco mais tensos, mais ansiosos, comendo um pouco mais... Os exercícios funcionais (com o peso corporal e/ou com algum acessório adaptado em casa) são interessantes nesse período de isolamento social. Em relação a frequência de treinos, é possível treinar todos os dias ou não, isso vai depender da real condição física do individuo.

O que o Esporte representa para você?
Esporte é VIDA. Ele representa saúde e qualidade de vida. Procure algum esporte que se adapte a sua rotina e que você sinta prazer em realizá-lo. Libere ENDORFINA, seja FELIZ.
Saiba Mais
Comments